domingo, 15 de agosto de 2010

3 O VALOR DA INFORMAÇÃO

Vejamos como exemplo um escritório de contabilidade, o qual é responsável por todas as informações fiscais de seus clientes. Imaginemos agora se por um acidente ele perdesse essas informações, os prejuízos seriam incalculáveis, pois além do tempo que levariam para recuperar e lançar as informações perdidas, possivelmente perderia esse cliente, causando também uma imagem negativa quanto a sua credibilidade. Stair e Reynolds (2002) afirmam que “o valor da informação está diretamente ligado ao modo com que esta auxilia os tomadores de decisão a alcançar as metas de sua organização”.
Se o resultado da tomada de uma decisão geraria um lucro X para a organização, o valor da informação resultante para esse lucro também seria X. (STAIR; REYNOLDS, 2002)
Podemos perceber que nem sempre o valor da informação é mensurável como no exemplo do escritório de contabilidade, pois ele trabalha apenas com as informações, isso nos leva a considerar que a informação é realmente tão importante quanto ao produto em si.
Segundo Drucker (1988 apud ALBERTIN, 1999, p. 36) “A nova organização depende fundamentalmente da TI, uma vez que se fundamenta na completa disponibilidade de informações”.

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