“O planejamento estratégico, tanto de TI como de negócios, deve considerar não somente as necessidades dos processos atuais, mas também o aproveitamento das oportunidades e o tratamento das ameaças, além da possibilidade de inovação no negócio.” (ALBERTINI, 1999, p. 40) A análise SWOT, ferramenta de gestão utilizada para o planejamento estratégico, ajuda a analisar o ambiente interno e externo de uma organização, avaliando seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. (GOLDSHIMIDT, 2003)
Tarapanoff (2001) explica que o termo SWOT é uma sigla proveniente do inglês, sendo um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Tarapanoff (2001) explica que o termo SWOT é uma sigla proveniente do inglês, sendo um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
FIGURA 1 – Diagrama Swot - Fonte: Tarapanoff (2001)
Em suma, podemos afirmar que para iniciar o processo de PDTI será necessário a utilização de análise SWOT, pois desta forma a empresa poderá analisar tanto seu ambiente interno como externo, fazendo levantamento dos fatores macroambientais e microambientais, os quais podem afetar diretamente em seu desempenho.
Há mai de 2 mil anos Sun Tzu (500 a.C., apud TARAPANOFF, 2001, p. 209) já citava: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”
Segundo Goldshimidt (2003), após a realização da análise SWOT a organização poderá estabelecer metas de melhoria dos itens que tenham sido considerados prioritários e de baixo desempenho, traçar objetivos para aproveitamento de oportunidades, bem como se precaver de eventuais ameaças.
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