Durante o planejamento do PDTI temos um dos sistemas mais utilizados para se demonstrar a evolução dos sistemas de informação de Nolan (1979 apud ROSINI; PALMISANO, 2003, p. 5), que classifica em seis fases os processos de absorção da tecnologia de informação. São elas:
1ª – Iniciação: Nesta fase ocorre a introdução dos computadores na organização. Inicia-se o processo de aprendizado da tecnologia com o crescimento de forma lenta. O foco está voltado para a assimilação e o conhecimento da tecnologia que acaba de chegar à empresa.
2º - Contágio: Aqui ocorreu a assimilação da nova tecnologia por parte da empresa e inicia-se um processo de expansão rápida, mas de forma não muito controlada por parte da administração.
3º - Controle: Há certo amadurecimento da organização na utilização de sistemas de informação, inicia-se um processo de controle por parte da administração. O planejamento se faz presente, como forma de gestão de recursos de informática.
4º - Integração: Os sistemas concebidos de forma isolada começam a ser integrados, e certa padronização ocorre para permitir que a integração seja possível.
5º - Administração de Dados: Nesta fase já ocorreu um amadurecimento na utilização dos sistemas de informação. As preocupações estão voltadas ao tratamento que deve ser dispensado ao “dado”. Esta passa a ser considerado como um recurso da empresa e começa a ser administrado com o fim de permitir sua obtenção e condições de integrabilidade face às necessidades de informação para a empresa.
6º - Maturidade: A organização, aqui, está informatizada de acordo com suas necessidades, ocorrendo a implantação de sistemas necessários ao seu bom desempenho.
A figura abaixo exemplifica os estágios do crescimento de TI.
FIGURA 5 – Estágios de crescimento de TI - Fonte: Albertin (1999)
Nenhum comentário:
Postar um comentário