Manutenção é a medida necessária a ser tomada para manter, sustentar ou conservar algum equipamento para que o mesmo funcione regularmente. (LAROUSSE, 2004)
11.1 Manutenção corretiva
“A Manutenção Corretiva é aquela efetuada somente após a ocorrência de uma pane ou falha. Desta forma, o principal objetivo da Manutenção Corretiva é restaurar ou corrigir o funcionamento dos equipamentos.” (BIOTECTRONIC, 2009)
Entretanto, deve-se levar em conta, que nem sempre a empresa tem a sua disposição um técnico ou peças de reposição para que o problema possa ser corrigido imediatamente.
Em cada parada não programada do funcionamento de um equipamento, a empresa tem prejuízos no desenvolvimento de seus serviços, isso pode incidir em desmotivação de pessoal, atrasos e ainda insatisfação dos clientes.
11.2 Manutenção preventiva
A manutenção preventiva consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. (IBYTES, 2009)
Franco (2006, p.1) afirma que “o controle sistemático da manutenção de máquinas e equipamentos, é considerado um alto ponto de redução de custos, a preocupação com as rotinas de manutenção normalmente está relacionada ao mau funcionamento de equipamentos.”
Para que se mantenham os equipamentos de TI sempre em perfeita operação, é necessário realizar um acompanhamento periódico, para que possa prevenir falhas e paradas indesejadas e não programadas de produção, o que representa alto custo para a empresa.
A manutenção preventiva não elimina a manutenção corretiva, porém diminui consideravelmente sua realização, evitando ao máximo que os serviços da empresa parem para ser ela executada.
Leia Mais…