Utilizando uma máquina para cada serviço
Neste caso, cada serviço estará configurado em uma máquina exclusiva, o que trará muita vantagem em desempenho e a administração muito organizada, caso aconteça de um serviço ter problema, ele fica isolado, não afetando os demais, porém, requer alto custo de implantação devido aquisição de equipamentos, espaço físico, alto consumo de energia e necessidade de mais mão de obra para suas administrações.
Utilizando todos os serviços em uma única máquina com um único sistema operacional
Com todos os serviços de uma rede centralizados em uma só máquina teremos a economia de espaço e consumo de energia além de um custo muito mais baixo para implantação. Mas observa-se como desvantagem a dificuldade de administração e desempenho, pois um serviço com problema pode afetar todos os outros bem como algum defeito de hardware.
Utilizando uma máquina para virtualizar diversos servidores
“Virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento, [...] com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso”. (HP, 2009)
Com a virtualização podemos utilizar somente uma máquina para todos os serviços com ótimo desempenho, unindo as vantagens dos outros dois casos mencionados. Podendo ser corrigido as falhas de parada de serviços utilizando uma máquina secundária com todos os backups da primária. Desta forma, se o servidor principal apresentar alguma falha, basta ativar o segundo para que todos os serviços se restabeleçam. (SUDRÉ, 2005).
Em um ambiente virtual, vários sistemas operacionais operam simultaneamente no mesmo equipamento sem um afetar o desempenho do outro, desta forma, pode-se instalar vários serviços (servidores) na mesma máquina, cada qual, com suas especificidades de configurações. (RED HAT, 2007)
A limitação de quantidade de máquinas virtuais instalados em um mesmo equipamento será ditado pela capacidade de memória, espaço em disco e poder de processamento do servidor. (HP, 2009)